Vai viajar? Aprenda a manter suas plantas saudáveis enquanto estiver fora

Compreenda quais são os cuidados necessários para garantir saúde das espécies até o final da sua viagem, ainda que sem regas.

0

Arrumar as malas e viajar é sempre bom, mas antes disso é necessário pensar nos cuidados com a casa, os animais e as plantas. No último caso, a recomendação é que um parente ou amigo adote-as  enquanto estiver viajando. Mas, caso não tenha ninguém próximo para regá-las, basta ter alguns cuidados para deixá-las saudáveis até o término da sua viagem.

A diretora e proprietária do Sempre Verde Garden, Rafaela Casati, destaca que antes de viajar é preciso analisar se a sua espécie está localizada em um espaço ideal para o momento em que estará distante.

Singônio
Singônio

“Hoje, existem pessoas que já realizam o trabalho de Personal Garden, visitando a sua casa e cuidando das regas de suas espécies. Essa é a forma mais indicada, principalmente para quem vai se ausentar por mais de 5 dias”, recomenda em entrevista ao portal A Gazeta.

“Mas para breves viagens ou para passar apenas o final de semana fora, já existem no mercado várias opções bacanas. Como os gotejadores, que podemos acoplar a uma garrafa pet. Ou mesmo os vasos autoirrigáveis, que já possuem o reservatório para água e gel para plantio”, complementa.

Entenda a espécie

A profissional destaca a relevância em entender a espécie e estudar sobre elas. Isso porque as plantas vêm de distintos ecossistemas, o que afeta a periodicidade de rega, no espaço em que é disposta e a incidência de sol que ela aguenta.

Peperômia
Peperômia

“Entender isso é fundamental para a adaptação dela na sua cidade e consequentemente na sua casa. Plantas são seres vivos, reagem de forma diferente em cada muda, em cada local que habita. Por isso, você precisa estudar o seu ambiente, o seu estilo de vida e se eles podem abrigar a espécie escolhida por você. O casamento desses fatores com a sua verdinha escolhida faz toda diferença”, afirma.

Quais os cuidados antes e depois da viagem?

A paisagista, Sinthia Ferrari, argumenta que se você não dispõe de um personal garden, a recomendação é ficar atento ao espaço em que a planta ficará no momento em que estiver fora. “É necessário deixar as plantas próximas de locais com luminosidade. Perto de uma janela, por exemplo”, aconselha em diálogo com A Gazeta.

Molhar as plantas com constância no período que antecede a viagem também pode ser o diferencial. Outra recomendação é reunir os vasos para que a evaporação das plantas juntas forme uma massa de umidade. Desse modo, uma contribui com a outra.

Peperômia filodendro

E assim que retornar, caso encontre plantas com folhas amareladas, o indicado é molhar muito, lavar as folhas para eliminar a poeira que esteja fechando os poros da espécie e adubar a terra. “Lembrando que os adubos precisam ser usados na dose certa, porque em excesso podem queimar as plantas”, frisa Sinthia.

Veja também: Peperômia: por que optar por ter essa espécie de planta em casa?

você pode gostar também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More