Peperômia: por que optar por ter essa espécie de planta em casa?

Planta de meia-luz, fácil de replantar, e sem muito trabalho de manutenção, peperômia tem se tornado tendência como item de decoração em casa.

0

Além de criar um ambiente harmônico e trazer a sensação de paz, as plantas fazem bem para o ar e embelezam a casa. Não por acaso, elas se popularizaram nos projetos arquitetônicos e invadiram casas, apartamentos e até mesmo escritórios.

Depois da samambaia e da jiboia, a planta que tem virado tendência na decoração é a peperômia. Fácil de cuidar e crescer, a planta apresenta muitas variedades. Porém, a mais popular é a peperômia filodendro, com folhas verdes e brancas.

Peperômia filodendro

“Ela é realmente uma planta muito procurada por conta dessas características e em consequência dos trabalhos com linguagem de jardins tropicais estarem em moda”, diz o consultor do Viveiro Santa Cruz, Marcelo Faisal, em entrevista à Nossa Casa Uol.

Na perspectiva de Marcelo, que atua também como arquiteto, agrônomo e paisagista, os benefícios da planta são o volume, a cor e por não ter trabalho com manutenção. “Elas trazem cor e alegria para o ambiente”, complementa.

Recomendações

Como a espécie é adaptável ao ambiente, não são necessários muitos cuidados, bastar regar três vezes por semana. “A peperômia reserva muita água nas folhas e nos troncos”, destaca Marcelo Frasal. “A planta pode ficar muitos dias sem molhar que resiste”, acrescenta.

No entanto, aqueles que pretendem deixá-la pendurada, também “é possível manter o vaso com água no prato embaixo”, recomenda. “Por capilaridade, ela vai sugando a água conforme for preciso, dependendo da demanda”, explica o consultor.

Classificada como uma planta de meia-luz, é necessária de pouca luz, sem exageros. “A luz do sol pode, na medida certa, fazer com que as folhas mudem de cor”, aconselha Marcelo. No entanto, quando é muito direto pode acabar prejudicando a folhagem”, diz.

Por fim, a peperômia é fácil de replantar. É necessário somente de um ramo para que ela cresça em um novo vaso, que precisa dispor de cuidados com adubo e luz. “A fácil manutenção dela também ajuda na hora de replantar. Basta seguir os mesmos princípios da sua planta adulta”, finaliza Marcelo.

Você pode gostar também de: 4 plantas resistentes e difíceis de matar em casas ou apartamentos

você pode gostar também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More