7 tendências de decoração para emanar energias positivas em 2021
Especialistas das áreas de arquitetura e decoração dão dicas de como deixar a casa com boas vibrações até o resto deste ano.
Com a pandemia do novo coronavírus, passamos a ver ainda mais importância no espaço do lar. Em paralelo, palavras como esperança, positividade e otimismo tornaram-se corriqueiras no enfrentamento de desafios.
Aliados a esse pensamento, especialistas das áreas de arquitetura, decoração e design comentaram à revista Casa e Jardim sobre as tendências para trazer energias positivas em 2021.
Veja 7 sugestões para “iluminar” o lar ao longo deste ano:
1. Aposte no verde
“Apostar em plantas na decoração traz vida à casa”, afirma a arquiteta Virna Carvalho. Além da decoração, as plantas purificam o espaço e emanam boas energias. “Um bom exemplo é o girassol. Como ele está sempre à procura da luz do sol, é associado à positividade, felicidade e força”, frisa.
Os arquitetos do escritório UP3, Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morschdo, ampliam o poder de decoração da casa com vegetação, uso de cores e texturas naturais em azulejos, tintas e tecidos.
“Pinte aquela parede monótona com terracota ou um verde musgo e veja o ambiente ganhar vida”, revelam.
2. Cores
“Deve-se usar uma cor bem escolhida na decoração, porque ela traduz e provoca emoções. Então podemos sair um pouco da ditadura dos neutros e incorporar um pouco de cor para que a decoração traga algo a mais para o morador”, frisa Cristina.
O arquiteto do Coletivo Par, Daniel Bolson, aposta em cores da natureza, como verde e terracota, no contraste com o branco, trazendo luminosidade aos locais. Segundo Virna, as cores refletem na energia dos espaços, e o amarelo pode oferecer acolhimento.
Para os arquitetos do UP3, os ambientes de uma cor devem seguir em destaque. “Aproveite o seu lavabo e o transforme de forma simples pintando paredes e teto com uma cor única. Use cores vibrantes nos móveis e traga mais vida para sua casa”, ressaltam.
3. Design retrô
A utilização de um móvel com característica industrial, rústica ou retrô dão uma sensação acolhedora. “Isso traz um clima de aconchego, que remete a itens que já fizeram parte da nossa vida e que estamos resgatando”, ressalta Cristina.
4. Itens decorativos do bem
Virna recomenda os cristais para decorar a casa. “São peças com grande poder energético e, de fato, transformam o ambiente. Além de darem um charme a mais no décor, eles limpam as energias pesadas, afastam o mau-olhado e a inveja”, sublinha.
5. Conexão com a natureza
Segundo a arquiteta Cristina Bezamat, o recomendado é, sempre que possível, habitar um lugar com vista para o verde. O conselho de Daniel Bolson, é dar preferência a imóveis com área externa ou que aparentam estar ao livre, com sacadas, varandas, etc.
“Essa percepção pode ser sentida também nos ambientes de estar, com pisos de ladrilhos, deque ou tablado, muitas plantas, rede, mobiliário com cara de área externa, dando a sensação de exterior integrado”, recomenda.
6. Móveis para relaxar
Cristina destaca a importância em reservar um espaço da casa para relaxar e refazer as energias. Pode ser uma rede, balanço, poltrona… basta ser confortável.
“A casa deve ser cada vez mais confortável, sem espaços engessados só para visita ver”, afirma Bolson.
7. Objetos naturais
Couro, pedra, fibras naturais e madeira são fundamentais para tornar os ambientes acolhedores e promover a conexão com a natureza. “Já temos comprovações científicas de como esse contato aumenta a imunidade e diminui o estresse”, traz Virna.
Diante disso, Bolson rememora os revestimentos com perspectivas de elementos da natureza, tais como pedriscos e rochas. Além disso, tem a perspectiva artesanal, como cerâmica produzida à mão.
Veja também: Transforme sua varanda no espaço mais aconchegante da casa