Modelos e tipos de janelas: conheça as principais características

Descubra qual é o modelo ideal de janela para seu projeto com as 66 imagens que selecionamos em nossa galeria.

0

Escolher a janela ideal para a decoração de sua residência não é uma tarefa fácil, mas é essencial no quesito funcional e estético de todos os ambientes. Por isso, na hora de optar pelo item ideal, é necessário conhecer os modelos disponíveis.

Tão importante escolher quanto o lugar propício para a instalação (considerando a insolação do ambiente), a escolha do modelo correto proporciona a criação de um espaço com adequada incidência de calor, luminosidade e vento.

No mercado, não faltam opções para garantir a melhor janela para seu ambiente. Os materiais são diversos, assim como a qualidade de cada um deles. Vamos conhecer agora os tipos de janela mais comuns.

  1. Projetante

Também conhecido como basculante, esse modelo é indicado para áreas de serviço, banheiros e lavanderias.

Quando puxada sua alavanca, a janela projetante tem como característica a abertura de suas hastes para o lado de fora do ambiente.

Além de necessitar de pouco espaço para sua instalação, outra vantagem é queelas podem ser encontradas em diversos tamanhos e com variedade no número de folhas.

Janela projetante

  1. De correr

A janela de correr permite uma excelente abertura, já que desliza horizontalmente. Uma característica desse modelo é a grande circulação de vento e incidência de luminosidade, que pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem.

Janela de correr

  1. Guilhotina

Muito parecidas com as janelas de correr, as janelas guilhotina são um modelo clássico do objeto. Usualmente utilizado em casas antigas, a característica da guilhotina é que ela se abre quando uma de suas partes é empurrada para cima.

Alguns modelos mais modernos desse tipo de janela já estão disponíveis no mercado em materiais como o blindex.

Janela guilhotina

  1. Veneziana

Esse tipo de janela possui um preço acessível e funciona de maneira bem simples.O modelo é feito em frestas, o que permite a ventilação do local mesmo quando fechado. Elas podem ser encontras em alumínio, madeira, entre outros materiais.

Quando utilizadas em quartos e salas de estar, é recomendado optar por uma segunda camada além do vidro para controle da luminosidade.

Elas também são ótimas opções para a cozinha. Um tipo prático e moderno desse tipo de janela é oblindex.

Janela veneziana

  1. De abrir

Esse modelo possui uma rotação vertical no eixo, permitindo que suas folhas se abram para fora. Em alguns raros casos, também são encontradas em modelos que abram para dentro.

A janela de abrir é esteticamente muito bonita, pois se abre completamente. Essa característica também permite mais facilidade da hora de limpar. Sua utilização é muito comum em quartos, sendo sugerida a instalação de telas de proteção ou de grades.

Janela de abrir

  1. Pivotante

A janela pivotante tem como característica uma abertura de lado, e é comumente usada em banheiros e salas. A folha (ou as folhas) da janela se movimenta até 90º, dando ao ambiente um toque de modernidade e chame. O modelo geralmente é encontrado em blindexou madeira.

Janela pivotante

  1. Camarão

Também conhecida como sanfonada, a janela camarão é indicada para salas amplas. Quando abertas, suas partes são dobradas, provocando um efeito muito charmoso no ambiente.

Janela camarão

  1. Oscilo-batente

O modelo com abertura oscilo-batente é um dos mais versáteis disponíveis no mercado. Esse tipo de janela pode ser utilizado de duas maneiras: tombado ou aberta. Essa caraterística permite o controle sobre a quantidade de ventilação a ser recebida.

Por ter uma excelente vedação, a utilização dessa janela é indicada para diversos ambientes em residências, hotéis e comércios em geral, especialmente em lugares onde há muito barulho e ruído externo.

Janela com abertura oscilo batente

  1. Baywindow

De estrutura monumental, o modelo é pouco visto em projetos dentro do Brasil. Comum em casas inglesas e norte-americanas, a baywindow é extensa e proporciona o ambiente uma excelente incidência de luz.

Esse tipo de janela possui três partes, todas projetadas para o ambiente externo. Apesar de belíssima, a baywindow exige um local de instalação propício e tem um custo mais alto, dada sua amplitude e quantidade de vidros exigida.

Janela bay window

  1. Escolha a janela perfeita

A peça ideal deve ser escolhida com atenção, de acordo com a necessidade de ventilação, vedação e iluminação, considerando o local da residência onde a mesma será instalada.

Seja de madeira, PVC, alumínio, e independente do seu modelo preferido, a galeria de hoje tem a janela indicada para você. Confira nossas imagens e se inspire.

você pode gostar também