Iluminação: Dicas de decoração para escolher lustres e pendentes

Luminárias possuem propostas distintas, ainda que sejam semelhantes.

Lustres e pendentes são tipos de luminárias muito similares. Mas, ao analisar de perto é possível verificar que não são iguais e, por conta disso, oferecem iluminações distintas.

Assim, cada peça se adequa a uma situação específica de design de interiores. Confira as diferenças existentes.

Lustres

Lustres

O design do lustre consiste em muitas ramificações de fios, hastes ou “braços”. A matéria-prima utilizada nas peças também é mais pesada, atrelada a diversos ornamentos, tais como pingentes de cristal e organização com decorações clássicas.

Dessa forma, até o volume da peça é superior. Porém, de modo curioso, ela vai permanecer pendurada, instalada no teto do lar e com as lâmpadas apontadas para cima.

Pendentes

Pendentes

Já os pendentes são um pouco distintos, pois as lâmpadas ficam viradas para baixo, sendo inseridas na extremidade do fio mais longo.

Esses itens de iluminação são usados isoladamente ou espaçados. Eles podem ser identificados como materiais alternativos, com formatos diferentes e diversas cores.

Onde instalar lustres e pendentes?

Lustres e pendentes funcionam apenas com energia elétrica e possuem a mesma função, de iluminação dos ambientes. No entanto, cada modelo tem um design distinto, o que acaba acarretando em um efeito visual diferente.

Os lustres ocupam mais espaço e são mais atrativos, com destaque maior. Esses itens geram uma iluminação mais confortável e ampla, com cobertura de grande área do ambiente.

Dessa forma, eles são opções para a decoração do hall de entrada e sala de jantar. Também, é possível visualizá-los sobre cabeceiras ou mesas de jantar, a cerca de 90 cm do tampo.

Mas para isso é necessário que algumas condições ao redor favoreçam. A princípio, é preciso ter vários pontos de luz próximos.

No caso dos pendentes, a sua luz precisa ser voltada para baixo, acarretando em uma iluminação mais concentrada no ponto da sala decorada. Não por acaso funcionam como excelentes propostas de iluminação das bancadas de cama, lavabo e laterais de cama.

Porém, distintos dos lustres, eles não conseguem propagar a luz por todo o ambiente, incorporando o papel de coadjuvante.

Leia também: Pinterest: as buscas por este item de decoração subiram mais de 150%

LâmpadasLustresProjeto de Iluminação
Comments (0)
Add Comment