Velas artesanais são tendência de decoração; Descubra formas e cores inusitadas
Designers capricham na criatividade e inventam velas superlegais. Alguns dos itens são feitos de forma ecológica e biodegradável. Saiba mais.
Na maioria dos lares, os cuidados com a limpeza, organização e decoração da casa ganharam um espaço importante no cenário de pandemia. No contexto em que é preciso controlar a ansiedade e acalmar a mente, as velas artesanais se tornaram objeto de desejo.
Criadas recentemente, marcas como Alya, CBNT, Cian Candle, Estúdio Pasta e Maria Nuvem anunciaram modelos com cores, formatos e estampas distintas. Alguns desses itens são ecológicos, criados com cera de soja ou de palma, cujos preços variam entre R$ 20 e acima de R$ 200. Aprecie os lindos exemplos a seguir.
Ayla Velas
A Ayla Velas, de autoria de André Felipe e Júlia Dutra, conta com velas no formato de onda e listras. Os produtos não poluem e são biodegradáveis, feitos com cera vegetal de soja.
“Acreditamos que somente em equilíbrio com a natureza é que podemos produzir algo com propósito. Estamos sempre buscando melhorar nossas habilidades, tanto profissionais como socioambientais, enquanto desenvolvemos novas peças inspiradas na arte, no design e na própria natureza (bioinspiração)”, destacam ao jornal O Globo.
CBNT
A designer Luíza Baggenstoss publicou no Instagram da CBNT o aspecto de uma velha similar a que estampa a imagem, com formatos que remontam corais. “Tudo começa com um rabisco. A ideia é proporcionar uma experiência contemplativa das forças da natureza e, além disso, decorar”, afirma Baggenstoss.
“O nome vem inspirado nos chamados gabinetes de curiosidades ou quartos das maravilhas, onde colecionadores guardavam com apreço seus objetos mais curiosos. Queremos ter esse carinho de tratar nossas criações como objetos colecionáveis e valiosos, que possam fazer parte de cabinets of curiosities ao redor do mundo”, acrescenta.
Cian Candle
De presente para amigos, as velas se tornaram produtos de venda para a designer Marina Anjos, da Cian Candle. “Encontrei nelas uma conexão entre minha arte e bem-estar”, conta.
Os itens estão dispostos em dois grupos:
- Velas aromáticas feitas de forma ecológica, com óleos essenciais e cera de palma;
- Castiçais criados à base de parafina, com formatos e cores inusitadas.
Maria Nuvem
A Maria Nuvem, de Nathália Lessa, é resultado do interesse pelo trabalho artesanal, contando com velas e castiçais belos. “É uma maneira de me harmonizar com a minha própria natureza e oportunidade de dar sentido às minhas reflexões e emoções”, destaca ao veículo de comunicação O Globo.
Esses são produtos coloridos, torcidos e com formatos arredondados. “Atuamos no mercado slow fashion com o propósito de desacelerar e consumir consciente. O processo criativo das velas, começa na argila e depois passamos para moldes de ferro”, frisa.
Pasta Estúdio
A jornalista Thatiana Mazza começou a criar as suas velas como hobbie de quarentena, logo após lançou a Pasta Estúdio com diversas velas em tons pasteis. “Comecei a fazer para decorar minha casa, e depois para presentear amigos. Conforme fui me aperfeiçoando, comecei a levar como um projeto”, relata Mazza.
Os itens se classificam em sete tipos, os quais incluem formatos de escadinha, nuvem e rosca, além da multiplicidade de cores.
“Quero que o Estúdio Pasta seja também um local de expressão, não só minha, mas de outros artistas visuais que querem criar e experimentar, cada um com suas habilidades. Estamos pensando em formas de viabilizar muitas ideias. E também vamos expandir para outras técnicas, fazeres, objetos, mas tudo isso, com calma sempre”, complementa.
Veja também: O que é cloffice na decoração? Veja como ter um escritório no armário