Tons escuros na parede? Paleta de cores funciona bem na decoração

Moradores precisam considerar questões como temperatura do ambiente e maior necessidade de luminosidade.

0

Na hora de escolher o tom para cobrir as paredes, cores escuras como preto, chumbo, marrom e azul-marinho não costumam ser consideradas pela maioria das pessoas. Contudo, quem aposta nessa paleta geralmente não se arrepende.

As cores conferem elegância, sofisticação, modernidade e personalidade ao ambiente. Esses tons, quando bem escolhidos, podem trazer bem-estar, elevar a autoestima e até reduzir o estresse.

Entretanto, um dos requisitos básicos para combinar cores escuras na parede é utilizar uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial. Isso porque os tons escuros costumam absorver mais luz do que as paredes claras.

Escritórios, salas de leitura, cozinha e banheiro podem exigir um reforço extra de luminosidade. Nesses casos, invista em luminárias, lâmpadas de LED, entre outros.

As paredes escuras também afetam a temperatura do ambiente, visto que os tons absorvem mais calor e podem elevar a sensação térmica do local. Além disso, utilizar cores escuras pode tornar as sujeitas mais evidentes, bem como as imperfeições no acabamento.

Se você gostou da proposta mas ainda tem um pouco de receio, experimente aos poucos. Pinte apenas uma parede da casa e veja se gosta. O ideal é buscar um equilíbrio entre as cores, ou seja, combinar móveis e pisos claros com as paredes escurecidas.

Confira algumas imagens para se inspirar:

Paredes escuras
Combinação que funciona muito bem.
Paredes escuras
Atente-se à necessidade de iluminação.
Paredes escuras
Combine com os demais objetos do ambiente.

Você também pode se interessar por: Decoração para 2021? Invista nas cores Pantone em todos seus ambientes

você pode gostar também