Sem baixo astral: 5 dicas para tornar a casa mais alegre e aconchegante
Práticas não exigem grandes reformas. Aqui, o foco é na decoração.
A relação das pessoas com o ambiente doméstico mudou desde o início da pandemia. Com um contato de maior proximidade, gerado pela necessidade de isolamento social e reclusão, aumentamos o tempo que passamos entre as paredes do nosso lar.
Neste cenário sem muitas possibilidades de confraternização com familiares ou encontros de happy hour com os amigos, tornou-se fundamental organizar melhor a casa, encontrando alternativas para deixá-la mais alegre e aconchegante em tempos tão cinzas.
Confira a seguir 5 dicas para deixar a casa mais alegre e menos solitária. Pensando em praticidade e no seu bolso, elencamos práticas que não exigem grandes reformas. A ideia aqui é focar na decoração.
1. Invista em plantas
Já diziam nossas avós: um lar sem planta é um lar sem vida. Além de trazer diversos benefícios, como melhorar a qualidade do ar e torná-lo mais perfumado, as plantas também são responsáveis de trazer vida para a decoração. Se postas em pontos estratégicos, as flores deixam o ambiente mais alegre e leve.
2. Aposte em cores e texturas
Assim como na culinária, investir em textura e cores pode melhorar a experiência, neste caso a visual. A dica é recorrer a diferentes tons de revestimentos, que podem ganhar outros ares com objetos de decoração, como quadros, fotos ou pinturas nas paredes.
3. Tenha itens aconchegantes
A sensação de aconchego de uma casa podem tornar o lar mais agradável e fácil de se estar. Uma dica dada por especialistas em decoração é sempre ter à vista itens que transmitam a sensação de aconchego. Eles podem ser uma manta perto do sofá, para o caso de dias frios, e velas, que ajudam a construir um espaço de serenidade e paz.
4. Iluminação é tudo
A luz influencia diretamente no comportamento humano, podendo torná-lo mais leve e alegre no caso de luz natural. Ou seja, quando mais luz do dia entrar no ambiente, melhor. Outra dica é mesclar recursos de iluminação artificial para criar cenários e atmosferas agradáveis, como luz a baixa, por exemplo.
5. Tirando as coisas do baú
A quinta e última dica para tornar a casa um lugar menos monótono e mais cheio de vida é apostando em uma decoração que reflita a sua personalidade. Uma boa alternativa é investir na disposição de itens que trazem memória afetiva. Poder ser um vaso vintage ou uma colcha de retalhos repaginada, por exemplo. Além de economizar, o ambiente passa a evocar um pouco da história do morador ou da família.
Leia ainda: 5 erros para não cometer na hora de decorar sua casa