Móveis de madeira: conheça as melhores dicas de conservação para mantê-los sempre novos

Durabilidade dos móveis de madeira está relacionada com condições de uso e limpeza.

0

Móveis de madeira são itens essenciais na decoração de uma imóvel. Esse tipo de mobília costuma ter preços elevados, ou seja, quanto mais tempo durar, melhor. Nesse sentido, é preciso ter alguns cuidados especiais para conservar não apenas a estrutura e beleza do móvel.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que sua mobília dure muitos anos.

Sobrepeso

Um armário de madeira lotado de livros e objetos, por exemplo, sofre com excesso de peso e pode envergar com o passar dos anos. O ideal é seguir as recomendações de peso detalhadas pelo fabricante do móvel.

Evite expor seus móveis de madeira ao sol

Os raios solares podem ser verdadeiros vilões dos móveis de madeira, já que deixam o objeto escurecido e torto. A dica é utilizar cortinas ou fechar a janela em horários de muita incidência solar.

Móveis de madeira

Evite contato com água

A combinação de água e madeira é prejudicial para a vida útil do móvel, que pode formar manchas e apodrecer com o tempo. Para evitar que isso aconteça, atente-se no momento da limpeza e seque o objeto assim que notar o contato.

Cuidado com a força

Ao bater as portas do armário, por exemplo, você pode destruir ou desgastar as dobradiças do móvel, além de prejudicar a durabilidade da madeira. Feche com cuidado.

Atente-se à limpeza

Para limpar móveis de madeira, é recomendado utilizar sabão neutro em uma esponja úmida. Lembre-se também de fazer a limpeza com frequência de trilhos, corrediças e dobradiças.

Leia também: Ikea lança casas móveis e autossuficientes prontas para morar

você pode gostar também