Dicas de mudanças na decoração de casa para reduzir a ansiedade
6 alterações no lar podem ajudar na promoção da saúde mental.
Com a adaptação do escritório para o home office, a casa acabou ganhando destaque no olhar e investimentos. Assim, algumas pessoas fizeram pequenas obras, adquiriram novos itens de decoração e se dedicaram mais à limpeza.
Terapeutas explicam qual é a causa desse movimento, pois existe uma relação entre ambiente do lar e saúde mental.
Em entrevista ao portal Insider, a psicoterapeuta especialista em saúde mental Cecille Ahrens, e os terapeutas Weena Cullins e Ariel Sank, listaram alguns itens que podem causar estresse em casa:
Bagunça
De acordo com o terapeuta, Mark Loewen, desorganização e desordem estimulam a ansiedade, pois o cérebro recebe mais para processar. Dessa forma, ao organizar os ambientes você acaba oferecendo um descanso para a mente.
Escuridão
A iluminação influencia na realização de atividade e no descanso. A ausência de luz pode promover o desânimo, enquanto espaços com luz artificial forte podem atrapalhar no relaxamento e sono.
Por isso, é importante avaliar a função de cada cômodo em casa e organizar a iluminação com esse intuito.
Espaço restrito
A disposição dentro da casa é um fator-chave na organização dos incômodos à saúde mental. Por isso, viver em ambientes com espaço restrito e locais sem janela podem aumentar o grau de ansiedade e causar ataque de pânico.
Assim, espaços abertos costumam ser mais alegres. Mas caso habite um local sem janela, uma opção é ficar alguns minutos do dia ao ar livre.
Lazer x trabalho
Misturar lazer e trabalho em um mesmo local pode fazer com que você fique estressado. Assim, ao estabelecer um local de trabalho diferente do local de descanso, é possível fazer uma separação física e mental de ambos.
Objetos velhos e móveis desgastados
Ao ficarmos rodeados de objetos não convidativos ou calmantes apresentamos um incômodo visual e permanecemos por menos tempo no espaço. Por isso, é importante ter itens confortáveis e acolhedores ao redor.
Ruídos domésticos
Além da questão visual e do tato, os sons e ruídos podem causar desconforto. Televisão alta, músicas agitadas e muito barulho causam distrações, incômodos e estresse.
Inclusive, caso o noticiário te deixe apreensivo, evite assistir e o substitua por algo mais relaxante.
Veja também: Decoração, iluminação e aromas: Saiba como deixar ambiente acolhedor