Decoração de outono: Dicas de como preparar a casa para a chegada da estação
Outono pede renovação. Entenda como deixar o ambiente mais quentinho, minimalista e acolhedor.
Com o início do outono em 20 de março, a decoração da casa pede adequação para a nova estação. E como entoa a cantora Sandy, “no outono é sempre igual, as folhas caem no quintal” e, em função do frio, o aconchego do lar suplica por mudanças acolhedoras.
“Nossa casa é como um guarda-roupa : tiramos todas as peças de verão , as guardamos e trazemos de volta as peças quentes do outono e inverno”, afirmam as arquitetas Carol Multini e Marina Salomão, em entrevista ao Delas.
Por isso, as profissionais destacam a importância de fazer a transição na casa para deixar o espaço confortável aos seus residentes. Confira a seguir 7 dicas de decoração de outono.
1. Adote o estilo minimalista
“É importante que a decoração outonal seja feita em peças pequenas, de forma pontual”, frisam Multini e Salomão. Assim, se a intenção for possuir muitos elementos decorativos, deixe a base de cor do restante da casa neutra.
2. Aposte em cores da estação
No contexto, é indicado testar tons mais fechados, que promovam acolhimento e aqueçam o lar. Entre as cores, as arquitetas recomendam o azul-royal, que dá a sensação de profundidade; o cinza-atemporal; o verde-militar, musgo e oliva, criando um espaço robusto.
Também, as tonalidades podem contrapor com cores mais frias, como rosê e pêssego, ou mais quentes.
3. Componha com diversas texturas
A estação é excelente época para testar a composição de diversas opções de textura.
“Apostar no tricô, por exemplo, ou no veludo, são formas de trazer um toque quente e agradável”, ressaltam.
4. Dê vez para a lareira acessível
Multini e Salomão mencionam que o outono é o melhor período para realizar o sonho de possuir em casa uma lareira ecológica. “É uma ótima maneira de aquecer casas sem precisar fazer grandes obras, além de ser um acessório acessível. É possível encontrar alguns modelos em mercados, inclusive embutidos em madeiras de demolição”, argumentam.
Desse modo, além de esquentar os cômodos, elas criam charme e elegância na decoração.
5. Foque na área interna
Diferente do verão, que a preferência é nos jardins e churrasqueiras, o outono privilegia o espaço interno, afinal, com o frio, as pessoas ficam mais tempo dentro de casa.
6. Invista em itens decorativos
Caso queira alinhar com a estação, as profissionais recomendam espalhar vasos com folhas secas pela casa. A opção dá um aspecto minimalista e tem custo reduzido. Além disso, é possível investir em velas, iluminação e candelabros.
7. Use almofadas, mantas e tapetes
As almofadas podem ser inseridas tanto na sala de estar quanto nos quartos, em modelos convencionais, de tricôs e pelos. Além delas, tapetes e mantas charmosos e quentinhos prometem aquecer os cômodos.
Veja também: O que é cloffice na decoração? Veja como ter um escritório no armário