Transformar o lar em uma Urban Jungle, expressão em inglês para selva urbana, significa deixar as plantinhas espalhadas pela casa, enchendo o ambiente com muitas vegetações. Essa é uma forma de compensar a falta que o verde faz no cotidiano.
Com a rotina diária cada vez mais desgastante e a falta de contato com a natureza, principalmente na cidade grande, transformou esse tipo de decoração em uma verdadeira tendência. Dessa forma, a Urban Jungle vai auxiliar na saúde e no bem-estar dos seus ambientes.
As principais vantagens são: equilibra a umidade, ameniza altas temperaturas, purifica o ar, filtra substâncias que fazem mal para saúde, diminui alergias, ajuda na concentração, traz benefícios ao corpo, relaxa os moradores, revigora, anima e dá felicidade.
O primeiro passo para ter uma Urban Jungle é entender sobre as plantas que você vai utilizar, ou seja, pensar em cada canto e calcular onde há luz, ar fresco, umidade, frequência necessária para regar, entre outros. Afinal, é preciso escolher espécies que não vão afetar muito a dinâmica do seu cotidiano.
Além disso, aposte em uma composição de várias plantas e folhagens com tamanhos, texturas e colorações diferentes, que podem ser escolhidas de acordo com seu gosto pessoal. Nesse caso, você pode colocar as espécies no chão, teto, em vasos grandes ou pequenos, prateleiras, entre outros.
Caso você não esteja habituado ao estilo e quer dar os primeiros passos, escolha poucas espécies para colocar em algum cantinho da sala de estar ou no quarto. Confira algumas imagens para se inspirar:
Gostou? Leia também: Jiboia na decoração? Espécie é grande aposta para 2021