Apesar de algumas pessoas dizerem que não se pode ter plantas no quarto, com o argumento de que elas competem pelo oxigênio com os seres humanos, isso não é verdade. “À noite, elas [plantas] consomem oxigênio e liberam gás carbônico, mas é uma quantidade pequena. É a mesma coisa que dormir com o cachorro no quarto, perfeitamente seguro”, afirma a paisagista Bia Abreu, em entrevista à revista Casa e Jardim.
Inclusive, é recomendado inserir a natureza no cômodo, tendo em vista que pode colaborar com o visual e trazer benefícios para a saúde, como melhoria na qualidade do sono.
Assim, confira a seguir alguns projetos que fazem o uso de plantas na decoração do quarto.
1. Plantas e iluminação natural
O quarto/estúdio da apresentadora Giovanna Ewbank possui em sua decoração cores quentes, plantas e muita luz natural.
2. Verde no teto
O quarto de casal conta com cabeceira de freijó ripado, desenhada pelo Estúdio Minke, também responsável pelo projeto de decoração. O cômodo ganha vida com plantas e teto pintado com tom verde.
3. Mesa de cabeceira
Com assinatura de Studio 92 Arquitetura, o projeto visa aproveitar todo o espaço do quarto, dispondo de um armário na parede lateral e um maleiro acima da cama box com baú. Além disso, as plantas são dispostas na cabeceira e no móvel suspenso.
Veja também: 4 plantas resistentes e difíceis de matar em casas ou apartamentos