Muito mais do que apenas um local para preparar alimentos, a cozinha é hoje um ambiente com muitas possibilidades de decoração. Uma dessas opções são os revestimentos.
Os formatos, cores e materiais disponíveis no mercado são incontáveis, assim como as possibilidades de utilização dos mesmos. Dessa maneira, a opção dos revestimentos deve acompanhar a personalidade dos donos da casa.
Materiais mais comuns como porcelanato, mármore e azulejos são uma boa pedida. Também não ficam de fora a madeira, as pastilhas de vidro e os ladrilhos.
O revestimento deve ser usado para destacar o local, mas também pode ter uma utilidade mais prática. Colocá-lo atrás da pia e do fogão faz protege a área revestida da água, gordura e outros tipos de sujeira.
O item também pode ser usado em todas as paredes, mas é recomendado que sirva apenas como detalhe, para não criar uma sobrecarga no ambiente.
Para evitar esse efeito, o revestimento pode ser combinado com a pintura, e até mesmo com papeis de parede (com atenção às áreas molhadas). Mesclando os elementos, a cozinha vai se transformar em um espaço bem original.
Outra dica para não exagerar no item e pesar o cômodo é equilibrá-lo com o chão da cozinha, levando em conta a cor e o material. Falando em equilíbrio, os móveis também devem ser levados pensados na hora de escolher o revestimento ideal.
Esse balanço entre os elementos não necessariamente quer dizer manter apenas um tom para todos eles. Pelo contrário, o contraste é um efeito desejável.
Aposte em cores contrastantes e texturas diferenciadas para criar um ambiente original e versátil em sua cozinha. Opções de revestimento é o que não faltam.
Para te inspirar a transformar sua cozinha em um ambiente aconchegante para receber amigos e familiares, selecionamos 90 imagens com dicas para utilizar revestimentos.