Uma moradia que vem se tonando moda entre casais sem filhos e jovens a procura de independência são os lofts. O loft é um local com muito espaço aberto, quase sem delimitações ou divisões.
Por possuir essa característica de ter poucas paredes, o loft é uma moradia prática e cheia de possibilidades de decoração.
Apesar dessa versatilidade, a distribuição dos objetos e móveis deve ser bem planejada pelo morador. Uma tradução da palavra loft para o português seria “sótão”.
Os americanos costumavam vender ou alugar esses espaços por um preço bem acessível, já que ficavam localizados nos andares superiores de indústrias e galpões de empresas.
Muitos filmes hollywoodianos famosos transformaram o loft em objeto de desejo. Hoje, o local está relacionado a modernidade, liberdade e atualidade.
As principais características da moradia são suas grandes janelas, o mezanino, as tubulações e fiações aparentes e, principalmente, um pé direito bem alto. O espaço disponível costuma ser pequeno, mas nada muito apertado.
Dicas de decoração
Para decorar o loft para que ele se torne um cantinho ideal, original e cheio de personalidade, uma dica é pensar no estilo de vida dos de quem mora nele. Por exemplo: não é necessário ter uma mesa enorme com um monte de cadeiras quando você mora sozinho.
Outra ideia é pensar na funcionalidade. Garanta privacidade para utilizar o banheiro e uma saída adequada para o vapor e os odores do cômodo. Painéis japoneses e biombos são uma opção estilosa para promover a delimitação dos espaços.
Encha o local de originalidade com quadros decorativos, luminárias, pisos, objetos decorativos e porcelanato. Lembre-se: a regra é deixar o loft com a cara do morador.
Cortinas podem ser funcionais e estéticas ao mesmo tempo, já que servem tanto para dividir ambientes quanto para aumentar ainda mais a percepção do pé direito. Para isso, utilize cortinas que vão do teto ao chão.
Para auxiliar você a encher seu loft de personalidade, preparamos uma galeria com os melhores e mais descolados projetos de decoração.