Com o avanço do regime home office, tornou-se ainda mais necessário ter um espaço bem acolhedor e aconchegante para executar o seu trabalho. De acordo com a arquiteta do escritório PHF Arquitetura, Ana Karolina Magalhães, o ambiente de produção pede mais do que a cadeira, mesa e computador.
Em conversa com o portal Metrópoles, a especialista deu algumas dicas de tendências para a decoração 2021.
Diversas cores
“A pintura é uma maneira eficaz e barata de transformar o ambiente e, na pandemia, as cores ganharam um status de decoração, recriando formas diferentes e tornando-se protagonistas do espaço”, destaca a arquiteta.
A perspectiva é que a nova pintura tenha a função de distinguir o espaço de trabalho dos demais ambientes do lar.
“A cor é estímulo de sensações e com as pessoas ficando mais tempo em casa, pensar em cores aguça os sentidos”, diz Ana Karolina.
A arquiteta ressalta a diversidade de possibilidades. Por exemplo, caso a escrivaninha fique dentro de outro cômodo, experimente pintar somente o espaço ocupado pela mesa. Outra opção de decoração é mudar a pintura de janelas, tetos e portas.
Separação de ambientes
Uma das maneiras de evitar que o trabalho ocupe a rotina é delimitar o ambiente de produção e trabalhar somente naquele local.
“Não temos dúvidas que em 2021 arquitetura e decoração será no formato focado não apenas no conforto físico mas também no conforto emocional das pessoas e isso inclui, claro, o home office”, afirma Ana Karolina.
Aposte em plantas
Espalhar plantas pela casa é uma forma de trazer cor para o lar, além de amenizar o estresse e ansiedade por conta da pandemia de Covid-19. De acordo com Karolina, as espécies mais populares são espada-de-são-jorge, cactos, suculentas, lírio e dracena.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Letícia de Almeida Alves (@pequenasalegriasdomorar)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Realtor Tiffini D. Johnson (@realtor_tiffini)
Veja também: O que é cloffice na decoração? Veja como ter um escritório no armário