Por muito tempo as cristaleiras ficaram associadas às casas das avós. Com projetos cada vez mais modernos e casas automatizadas, o móvel foi ficando restrito aos apaixonados pelo estilo vintage.
No entanto, ao que tudo indica, houve uma reviravolta e elas ganharam destaque novamente. A versatilidade de uso que vai desde a cozinha, passando pela sala até o escritório e quartos, proteção de objetos e charme são fatores que colaboram para esse retorno.
Vale lembrar que é fundamental saber usar os itens dentro da cristaleira. Assim, nada de deixar as coisas jogadas ou sem padrão de organização. Procure destacar os objetos que possuem maior atratividade e contam com memória afetiva.
O recomendado é medir o espaço para que a cristaleira harmonize com os itens da casa sem ficarem “amontoados”. Os espaços mais indicados para a sua disposição são sala de jantar, sala de estar, varanda e cozinha, se for ampla.
No caso de cristaleiras sob medida, é possível elaborar vãos com alturas distintas, para otimizar espaços.
Nas lojas há opções de cristaleiras para todos os gostos, porém quem gosta de modelos vintage pode procurar em antiquários. Lembre-se que é importante checar a conservação e vidro da porta, além de se há infestação de cupins.
20 modelos de cristaleiras para se inspirar
Veja também: Conheça o estilo Japandi, que preza pelo minimalismo e une tendências japonesas e escandinavas