Mais que uma decoração, o minimalismo é, para muita gente, um estilo de vida baseado na premissa de que “menos é mais”. Surgido no século passado, o movimento permeia os meios artísticos e culturais que apostavam na qualidade em detrimento da quantidade.
No que diz respeito à decoração, o conceito utiliza cores neutras e formas mais simples, trabalhando o espaço de forma arejada e ampla. Algumas pessoas acreditam que o estilo favorece a clareza de ideias, seguindo o conceito de que “casa organizada, mente organizada”.
Por isso, o minimalismo funciona bem em escritórios e espaços destinados ao home office. Afinal, esses ambientes são conhecidos por evitar excessos e seguir cores neutras.
Na cozinha, o minimalismo é muito utilizado no design dos eletrodomésticos e na marcenaria. Por exemplo: se for adquirir uma geladeira no material inox, compre os demais eletros na mesma cor, caso seja possível. Dessa forma, você terá um ambiente minimalista.
O estilo minimalista é explorado com superfícies retilíneas e que seguem um padrão mais simétrico. Além disso, as cores também devem ser neutras, embora com espaços para detalhes mais brilhantes. Afinal de contas, você não precisa utilizar apenas o branco, preto e cinza.
O resultado final do minimalismo é um ambiente uniforme, neutro, claro e com ar de modernidade. Confira algumas imagens para se inspirar:
Você também pode se interessar por: 5 erros de decoração que fazem sua casa parecer menor