Abacaxi ornamental traz estética tropical para decoração

Planta nativa do Brasil tem sido usada como item de paisagismo.

O abacaxi tem se tornado popular na decoração de casa e do ambiente de trabalho. Não estamos nos referindo ao abacaxi como fruto suculento, mas sim a uma versão ornamental, utilizada como objeto de paisagismo.

Dessa forma, o abacaxi ornamental é somente um item decorativo, ou seja, não pode ser consumido, ainda que não seja tóxico.

A planta é de igual gênero da Ananas Bromeliaceae, só que se trata de uma espécie diferente, Ananas lucidus, um tipo de bromélia.

Decorrente de várias mutações, a versão ornamental quase não possui espinhos. Ela possui folhas mais longas e o fruto é no tamanho mini (3 a 5 cm) e em tonalidade rosa, o que auxiliou a consagrá-la como um objeto de decoração.

Abacaxi com folhas mais longas, menos espinhos e frutos na tonalidade rosa.

Procura

Assim como demais espécies de plantas utilizadas na decoração, o abacaxi ornamental oscila etapas de maior e menor procura ao decorrer dos anos.

E ainda que não seja uma novidade, quando iniciou a sua produção, o abacaxi ornamental era mais destinado para a exportação. Em função disso, até hoje a sua aplicabilidade na decoração é pouco popular, o que lhe torna um objeto exclusivo.

Entretanto, a versão decorativa do abacaxi tem gradualmente começado a atrair os olhares dos clientes.

Miniabacaxi ornamental com medidas entre 3 a 5 cm, em média.

Como cuidar?

O abacaxi ornamental pode ser utilizado nos espaços internos, dispostos em vasos, e sua floração costuma ser contínua. A coroa pode crescer muito e cair, mas é possível replantá-la.

O item conta com fácil manutenção, exigindo simples cuidados para o cultivo. São necessários ambientes bem iluminados e rega regular uma vez por semana, especialmente quando achar que o substrato está seco.

Veja também: Decore sua casa com estas 5 plantas que vão ser tendência em 2021

InterioresPlantas Ornamentais
Comments (0)
Add Comment