Aliando um ambiente agradável com a preservação da natureza, a decoração sustentável tem se popularizado. Levar a tranquilidade para dentro de casa é algo simples e é possível sem ter de abdicar do aconchego e da modernidade.
A transformação do espaço pode ser feita com a reutilização de produtos e materiais já presentes no lar. Para isso, basta explorar a criatividade e desenvolver novas ideias.
Com a ajuda da família ou dos amigos, confira alguns elementos de decoração sustentável para você explorar em seu ambiente:
1. Caixote de madeira
Os caixotes de madeira podem ser encontrados em supermercados e, geralmente, o destino deles seria o lixo. Portanto, saiba que eles podem ser reciclados e ajudar na criação de um novo visual para os cômodos da casa, se transformando em uma mesa, estante, nichos e muito mais.
E com uma boa pintura, os caixotes podem ficar ainda mais interessantes, dando cor e vida para a decoração.
2. Móveis flexíveis
O emprego de móveis com dupla funcionalidade é uma alternativa que poupa dinheiro e espaço. E existem diversas opções, sendo o caso do sofá-cama, bancos e até itens de lazer embutidos, como mesas de sinuca/ping-pong que viram mesas de jantar.
3. Plantas e vasos
Ao se tratar de decoração sustentável, as plantas não podem ficar para trás. Além de purificar o ambiente, elas deixam o lugar aconchegante, lindo e com toque de meio ambiente.
No entanto, preste muita atenção em que espécie usará em cada local. Isso porque existem espécies que se adaptam a espaços com pouca luz, outras não, além de ter a questão da água.
E para realocar as plantinhas é preciso do uso de vasos. O vaso de barro é uma boa opção, deixando o cômodo bonito e sofisticado, mas há também outros modelos, como o de concreto.
4. Pneu ou puff
Os pneus velhos do carro podem virar um puff para a decoração da sala ou mesa de centro. É só investir em tintas para pintá-lo, estofar a parte superior e, se quiser, dá até para personalizar uma madeira ou vidro como tampo.
5. Reciclagem
Reutilizar objetos é uma boa ideia para não sobrecarregar o meio ambiente com o descarte. Assim, é possível reaproveitar caixas de papelão, caixotes, garrafas, latas de leite em pó, vidros etc.
Todos esses itens podem ser transformados em novos produtos e vários passo-a-passo estão disponíveis na internet. Por exemplo: as latas podem ser coloridas e virarem um porta lápis; caixas de leite se tornarem sacolinhas de presente; vidros vazios assumirem o papel de vasos de flores; etc.
6. Tintas ecológicas
Por fim, uma boa pintura pode fazer total diferença na reutilização de um objeto. E caso necessite de tintas, escolha as ecológicas, pelo cuidado com o meio ambiente.
Leia também: Dicas de mudanças na decoração de casa para reduzir a ansiedade