Caso queira mudar o ambiente de casa, mas sem gastar muito e usufruindo da criatividade, uma das opções é abusar das plantas. Diferentes espécies contribuem para um espaço harmônico e sem necessitar de luz direta, com resistência e versatilidade, adequando-se até mesmo a apartamentos.
Para criar sua urban jungle (“floresta urbana”) em casa, o doutor em Botânica, colecionador de plantas e professor de biologia, Samuel Gonçalves, do canal do YouTube “Um botânico no apartamento” ajuda com dicas compartilhadas com o Nossa, canal do UOL.
Espada-de-são-jorge
Se fosse uma roupa, a espada-de-são-jorge seria o preto básico. Sem necessidade de substrato, regas e luz ideal, a espécie pode ser cuidada somente com água, terra vermelha ou qualquer substrato rico ou pobre em nutrientes.
Depois de plantada, lembre de molhar a espada-de-são-jorge quando a terra estiver seca. Assim que enraizar, brotam novas folhas.
Lírio-da-paz e singônio
As plantas lírio-da-paz e singônio são alternativas para quem tem o costume de molhar as plantas, já que as espécies gostam de umidade e borrifadas de água em suas folhas.
Se perceber que as folhas mais novas estão ficando amareladas, molhe ainda mais.
Pacová e zamioculca
As espécies pacová e zamioculca se dão bem em espaços sem luz direta, sendo opção até para quem esquece de regar as plantas.
Por não gostarem de solo muito úmido, o cuidado que deve se ter com elas é de deixar secar a terra antes de molhar de novo.
Caso deseje que as folhas fiquem brilhantes, limpe-as com pano úmido e depois pincele café coado sem açúcar. Quando secar, passe um pano seco e as lustre.
Você pode gostar também de: Conheça o que é jardim sensorial e saiba como fazer um em sua casa