Nosso lar é onde ficamos mais tempo e também onde acontecem muitos dos momentos mais felizes de nossas vidas. Quanto mais tempo passamos em casa, mais ficamos conectados com o nosso lar.
E claro, sempre queremos deixar nossa casa do jeito mais acolhedor para passar os dias, noites e madrugadas. Na hora de montar seu projeto de interiores são muitos detalhes para pensar.
Em meio a todos eles, algumas coisas podem passar batidas, por isso, a seguir fizemos um checklist com 5 erros mais comuns que as pessoas cometem durante o processo de decoração para você fugir de todos eles.
1- Não medir o espaço da casa
É de extrema importância medir o local, às vezes você olha algo bonito na loja que acha que ficaria bem na sua casa, porém nem sempre a decoração da loja cabe certinha na sua casa. Então, meça tudo na sua casa antes de comprar algo para a decoração do seu lar.
Assim, você não corre o risco de ficar decepcionado quando a mercadoria chegar. Afinal, não é nada agradável comprar algo que você tanto queria e não caber na casa.
Outro ponto importante, é quando você escolher comprar algo pela internet, pois às vezes acaba esquecendo de verificar o tamanho dos produtos. Nada de comprar só porque olhou e gostou, verifique tudo, detalhe por detalhe, como: espessura, textura e o tamanho.
2- Não definir o estilo do projeto
É super importante você definir como você deseja decorar, afinal não adianta você comprar um tapete de onça só porque você achou bonito, e no caso sua casa ter um estilo mais romântico. Outro ponto importante é você sempre comprar itens que combinem com o que você já tem na sua casa. Então, defina um estilo e faça uma bela decoração.
3- Não definir a paleta de cores da casa
É fundamental escolher a paleta de cores do seu lar. As cores serão fortes ou claras? Depois de definir combinações entre cores diferentes, claro que precisa ser ao seu gosto e de forma harmoniosa. Uma sugestão é você dar uma olhadinha no Pinterest lá você vai ver inspirações incríveis para sua decoração.
4- Ter muitos objetos na casa
Não acumule objetos na casa para não dar a impressão de bagunçada. O acúmulo pode causar essa ideia. Veja o que verdadeiramente você vai utilizar e se não for funcional não há necessidade de ficar na casa. Veja com carinho o que realmente é importante para ficar no cômodo e o que não for deve ser retirado e doado ou vendido.
5- Não pensar no projeto de iluminação
Você sabia que a iluminação pode ser até mais importante que os móveis da casa? Por isso, aposte em uma boa iluminação artificial, que alcance todos os cômodos, e não apenas a parte central. Para a iluminação natural, aposte em janelas grandes e cortinas claras que dão um toque especial no ambiente também.
Veja também: 6 Dicas de elementos para fazer uma decoração sustentável em casa