4 dicas para deixar a casa mais fresca no verão

0

Entenda como deixar seu lar mais fresco durante a estação mais quente do ano.

O verão é a estação favorita de muita gente, afinal, é o momento perfeito para se bronzear, tomar um banho de piscina ou caminhar ao ar livre. No entanto, pode ser um pesadelo na hora de ficar em casa, visto que o calor pode deixar o ambiente ainda mais quente. Se você deseja driblar essa sensação, continue lendo nossas dicas de decoração para refrescar seu lar. 

Invista em cores claras

A cor escolhida para pintar as paredes pode influenciar diretamente na temperatura do cômodo. Logo, o ideal é escolher tons claros e naturais. Além disso, considere trocar almofadas, tapetes e cortinas escuras por estampas e tecidos como cetim e algodão, que são neutros. 

Casa pintada em tons claros
Escolher tons claros e investir em boa iluminação natural é uma ótima combinação para driblar os dias quentes.

Mantenha o ambiente ventilado

Nem todo mundo consegue arcar com as despesas de um ar condicionado, já que o valor da energia elétrica aumenta consideravelmente. Nesse caso, os ventiladores podem ajudar caso sejam posicionados em diversos locais da casa e, principalmente, de costas para a janela. 

Contudo, nada substitui a boa e velha ventilação natural: abra bens as portas e janelas para deixar que o frescor entre. 

Use plantas

As plantas contribuem para deixar o ambiente mais fresco e também auxiliam no bem-estar dos moradores. Contudo, apenas um vaso ou outro não é suficiente para refrescar o lar, o ideal é combinar várias espécies. Caso você não tenha muito espaço, considere um jardim vertical. 

Os tipos mais indicados para refrescar o ambiente são avenca, jiboia, begônia, samambaia, costela de Adão e filodendros. Mas lembre-se: elas precisam de luz natural, ventilação e devem ser regadas de acordo com suas especificidades. 


Decoração com plantas
Combine várias espécies de plantas para deixar sua casa mais bonita e, claro, menos quente.

Escolha a melhor iluminação

A melhor iluminação para os ambientes é a luz branca quente, por conta da sua proximidade com a luz natural. As lâmpadas incandescentes ou pendentes também podem auxiliar a refrescar o lar. Além disso, são econômicas e deixam o espaço mais aconchegantes. 

Confira também: Modelos e tipos de janelas: conheça as principais características

você pode gostar também